Paulo Litro é eleito presidente da Comissão de Turismo – Notícias

[ad_1]

13/03/2024 – 15:57  
•   Atualizado em 13/03/2024 – 00:00

Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Paulo Litro disse que vai acompanhar as negociações em torno do Perse

O deputado Paulo Litro (PSD-PR) foi eleito por unanimidade nesta quarta-feira (13) presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados. Também foram eleitos os deputados Diego Coronel (PSD-BA), 1º vice-presidente; Marcos Aurélio Sampaio (PSD-PI), 2º vice-presidente; e Saullo Vianna (União-AM), 3º vice-presidente.

Paulo Litro lembrou que o setor de turismo representa atualmente 8% do PIB brasileiro, gerando mais de 7 milhões de empregos em cerca de 500 atividades econômicas.

“Em 2023, tivemos 6 milhões de turistas estrangeiros, praticamente o mesmo volume do período pré-pandemia, o que é ainda baixo se comparado a México e Tailândia, que recebem mais de 40 milhões de turistas por ano”, destacou.

Ele disse ainda que acompanha de perto as negociações sobre o projeto de lei que deverá limitar o alcance do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), criado durante a pandemia para socorrer os setores de turismo e eventos.

“Estamos acompanhando de perto a situação e aguardando o projeto ser encaminhado pelo ministro [Fernando] Haddad. Entendemos que o setor de eventos foi muito prejudicado, o primeiro a parar e o último a retornar, então entendemos a necessidade de prorrogar os benefícios para esse setor.”

Por fim, defendeu o potencial do turismo para o primeiro emprego. “Muitas vezes o jovem que está se formando e buscando o primeiro emprego tem dificuldade de se inserir no mercado de trabalho e o turismo é uma oportunidade”, observou.

Ele substitui no cargo o deputado Romero Rodrigues (Podemos-PB).

Perfil
Em seu primeiro mandato na Câmara, Litro é um dos vice-líderes do maior bloco da Casa (que reúne MDB, PSD, Republicanos e PODE). Ele foi por dois mandatos consecutivos deputado estadual no Paraná (2015 e 2019).

Atuou como assessor do Núcleo Jurídico Administrativo da Casa Civil do Governo do Paraná de 2012 até ser eleito deputado estadual.

O que faz a comissão
Entre outros temas, a Comissão de Turismo debate e vota propostas relacionadas a política e sistema nacional de turismo; exploração das atividades e dos serviços turísticos; e parcerias entre entidades públicas e não governamentais que atuem na formação de política de turismo.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Rachel Librelon

[ad_2]

Com informações Agência Câmara

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Leia também

Fale com a redação