A violência registrada nos últimos meses em escolas do país movimentou o debate nesta quarta-feira (12) na Assembleia Legislativa do Ceará. A deputada Dra. Silvana (MDB) abriu os pronunciamentos apresentando propostas que possam garantir mais segurança nas escolas públicas e privadas do Ceará, entre elas, a instalação de detectores de metal nas unidades de ensino.
O deputado Stuart Castro (Avant) defendeu a importância de convocar representantes de secretarias de Educação e instituições de ensino para discutir o tema durante audiência pública e reforçou a necessidade de implantar rondas escolares.
O deputado Oscar Rodrigues (União), proprietário de instituição de ensino superior, demonstrou preocupação com uma onda que começou nos Estados Unidos e passa por vários países, entre eles o Brasil. “Há um mal muito maior que a gente tem que trabalhar com prevenção, nas escolas públicas e privadas”, ressaltou o parlamentar.
Em aparte, o deputado Almir Bié (PP) informou que o clima de pânico também chegou em escolas do Sertão Central, e sentiu a preocupação ao conversar com pais de alunos. O parlamentar também reforçou a necessidade de reunir autoridades da Segurança Pública e Educação do Estado.
O deputado Alcides Fernandes (PL) lamentou o esvaziamento da Universidade de Fortaleza (Unifor) por conta da preocupação com a violência e condenou a atitude do governador Elmano de Freitas (PT) ao viajar para China na comitiva do presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva.