Projeto restringe ao Ministério da Agricultura a definição de parâmetros para preço agropecuário – Notícias

[ad_1]

30/11/2023 – 16:11  

Billy Boss/Câmara dos Deputados

Covatti Filho, o autor do projeto

O Projeto de Lei 7155/17 atribui exclusivamente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a definição dos parâmetros para garantia e sustentação dos preços de produtos agropecuários.

Assim, o ministério será o único responsável por estabelecer o preço de exercício (preço previamente fixado), os limites, as condições e os critérios da subvenção econômica sob a forma de equalização de preços destinada a produtores rurais e cooperativas.

O texto em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei 8.427/17. “A lei hoje exige a edição de uma portaria interministerial, o que envolve de três a cinco ministérios conforme o caso”, explicou o autor da proposta, deputado Covatti Filho (PP-RS). Para ele, a mudança agilizará as decisões do governo e a resposta do poder público às demandas do mercado de produtos agropecuários.

“Cabe ressaltar que a alteração não implicará a perda de controles financeiros e orçamentários, pois, ainda que autônoma, a atuação do Ministério da Agricultura continuará sujeita aos limites próprios de cada momento”, disse Covatti Filho.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Reportagem/RM
Edição – Natalia Doederlein

[ad_2]

Com informações Agência Câmara

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Leia também

Fale com a redação