Exposição “8 de Janeiro” na Câmara mostra fotos da invasão e presentes protocolares quebrados – Notícias

[ad_1]

08/01/2024 – 17:49  

Divulgação

Exposição no Salão Verde: convite à reflexão sobre a importância do Parlamento

No primeiro aniversário dos atos antidemocráticos na Praça dos Três Poderes, a Câmara dos Deputados inaugurou nesta segunda-feira (8) a exposição “8 de janeiro”, no Salão Verde. A mostra estará aberta ao público até o dia 29 de março, das 8 às 17h, de segunda a sexta-feira.

A exposição pretende motivar a reflexão sobre a importância do Parlamento como espaço para o diálogo entre os divergentes e a formação de consensos, em ambiente transparente e onde sempre prevaleça a força da política sobre a política da força. Conhecida como a Casa do Povo, a Câmara reconhece a importância de preservar a memória para fortalecer a democracia.

Agência Câmara

O ovo de avestruz esculpido em baixo relevo foi restaurado, mas alguns pedaços se perderam

Fazem parte da mostra dois azulejos do painel “Ventania”, de Athos Bulcão, e oito presentes protocolares, como vasos e esculturas, que estavam expostos em vitrines do Salão Verde durante a invasão. Esses objetos estão sendo restaurados pela Coordenação de Preservação de Conteúdos Informacionais (Cobec) e irão intencionalmente manter as marcas históricas (quebras, perdas e manchas) dos danos sofridos.

Também estão sendo exibidas 30 fotos, que servem como registro dos estragos causados no acervo museológico e nos ambientes internos da Câmara, além da movimentação dos manifestantes no lado de fora da Casa.

Os visitantes poderão conferir os textos explicativos em Português na própria exposição, bem como acessar, por QR code, as versões em Inglês e em Espanhol.

Da Redação/WS

[ad_2]

Com informações Agência Câmara

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Leia também

Fale com a redação