As atividades no Senado retomam na quarta-feira (1º) com reuniões preparatórias para a posse dos senadores eleitos em outubro de 2022 e a escolha do presidente e outros cargos da Mesa.
Às 15h, acontece a primeira reunião, na qual os senadores empossados prestam o compromisso regimental, sem discursos. A intenção é realizar a votação presencial e não há previsão para votação remota.
Após a posse, às 16h, inicia-se a segunda reunião preparatória para a eleição do presidente do Senado, cujo mandato é de dois anos e também é responsável pela Presidência do Congresso Nacional. Na ocasião, os candidatos ao cargo terão a oportunidade de defender suas ideias antes da votação secreta e a ordem de votação será de acordo com a ordem de criação dos estados.
Ainda não há registro de candidaturas para presidente do Senado. Após a votação, acontece a terceira reunião preparatória para a eleição dos demais cargos da Mesa, como primeiro e segundo-vice-presidentes e quatro secretários, com respectivos suplentes.