Comissão vai debater a produção de lítio no Brasil – Notícias

[ad_1]

29/09/2023 – 13:02  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Lucas  Ramos: demanda por lítio deve se multiplicar por 40 em 20 anos

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados vai realizar audiência pública na terça-feira (3) para debater a estrutura da cadeia produtiva do lítio no Brasil.

O autor do requerimento para a realização da audiência é o deputado Lucas Ramos (PSB-PE). Segundo ele, o foco do debate deve ser o uso do mineral na produção de baterias para veículos elétricos, cuja frota deve chegar a 11 milhões de unidades no Brasil até o 2040.

Impacto
Para ilustrar o impacto desse crescimento na produção do lítio, o deputado destaca que são necessários de 2 a 3 gramas do minério para produzir uma bateria para um smartphone. Já a bateria de um veículo elétrico médio, por exemplo, consome de 12 a 15 quilos do produto.

“A demanda por lítio deve se multiplicar por 40 nas próximas duas décadas, o que eleva o minério à mesma categoria do petróleo e gás como elemento de segurança energética mundial”, destaca Ramos.

“Triângulo do lítio”
Argentina, Bolívia e Chile, que formam o “triângulo do lítio”, possuem 60% das reservas do minério do mundo. Pela proximidade com esses países, pelo tamanho de sua economia e de seu mercado potencial, o Brasil também é considerado atraente para os investimentos do setor.

“Precisamos debater sugestões para um plano estratégico de fortalecimento e  inovação da indústria automobilística e da indústria nacional de suprimentos a fim de promovermos a transição energética, eficiência energética e a descarbonização da matriz de transportes”, concluiu Lucas Ramos.

Da Redação – RB

[ad_2]

Com informações Agência Câmara

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Leia também

Fale com a redação