Comissão vai debater a invisibilização do trabalho doméstico – Notícias

[ad_1]

29/11/2023 – 10:27  

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Luizianne Lins é a autora do requerimento para a realização da audiência

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados vai realizar audiência pública nesta quinta-feira (30) para debater a invisibilização e a desvalorização do trabalho doméstico no Brasil.

Confira a lista de convidados para a reunião, marcada para as 10 horas, no plenário 9.

O requerimento para a realização da audiência é a deputada Luizianne Lins (PT-CE). Em sua justificativa, ela cita a obra “A mulher negra no mercado de trabalho: condições escravistas das trabalhadoras domésticas”, de Shirley Silveira Andrade, destacando que ela traz à tona “questões fundamentais” sobre a atividade doméstica, desempenhada em sua maioria por mulheres negras.

Opressões
“Essas mulheres enfrentam opressões e discriminações múltiplas, que são influenciadas tanto pelo sexismo quanto pelo racismo estrutural. É fundamental analisar essas interseções de gênero, raça e regionalismos para entendermos a complexidade das desigualdades”, disse a deputada.

Com o debate, ela pretende “desafiar a naturalização da associação estigmatizante entre o trabalho doméstico – oculto pelas relações capitalistas, porém essencial para sua reprodução – e as mulheres negras, restringindo oportunidades de ascensão social”.

Da Redação – RB

[ad_2]

Com informações Agência Câmara

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Leia também

Fale com a redação