Comissão especial realiza seminário sobre a importância da imunização do paciente oncológico – Notícias

[ad_1]

16/10/2023 – 09:48  

Divulgação/Governo de São Paulo

Deputado destaca que vacinação reduz risco de hospitalização paciente com câncer

A comissão especial da Câmara dos Deputados que acompanha as ações de combate ao câncer no Brasil promove nesta terça-feira (17) um seminário sobre a importância da imunização do paciente oncológico.

O evento está marcado para as 9 horas, no plenário 10, e contará com a participação de especialistas, representantes de entidades da sociedade civil e do governo.

O presidente da comissão, deputado Weliton Prado (Solidariedade-MG), que propôs o seminário, diz que a vacinação é aliada tanto na prevenção quanto no tratamento da doença.

“Na prevenção e eliminação do câncer do colo do útero, há de se considerar a vacinação contra o HPV, que também combate o câncer anal, de vulva, de vagina, de pênis e de orofaringe. Outra importante vacina a se destacar na prevenção é para hepatite B, que previne hepatite crônica, cirrose e câncer de fígado”, informa.

De acordo com Weliton Prado, a Sociedade Brasileira de Imunizações ressalta que os pacientes oncológicos têm maior probabilidade de desenvolverem um quadro grave, pois há o comprometimento da imunidade, que leva a infecções que podem atrasar ou mesmo impedir o tratamento antineoplásico, a cirurgia, as consultas e exames, resultando inclusive na morte do paciente.

“Então, além da prevenção, as vacinas são aliadas no cuidado do paciente para manutenção do tratamento de forma adequada e da qualidade de vida. A influenza e a doença pneumocócica (DP), por exemplo, são um risco 12 vezes maior para o paciente com câncer. No caso de influenza, o risco de hospitalização é 4 vezes maior, mas a vacinação pode reduzir esse risco em 58%”, diz o deputado.

Da Redação – MB

[ad_2]

Com informações Agência Câmara

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Leia também

Fale com a redação