Campanha do Outubro Rosa 2023 da Câmara e do Senado começa nesta terça – Notícias

[ad_1]

03/10/2023 – 11:58  

Samuel de Souza/Câmara dos Deputados

Congresso costuma se iluminar de rosa em adesão à campanha

A Câmara dos Deputados e o Senado inauguraram nesta terça-feira (3) a campanha Outubro Rosa de 2023. Anualmente, são realizadas atividades para conscientizar e alertar mulheres e toda a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

As ações são coordenadas pela Secretaria da Mulher da Câmara – formada pela coordenação da Bancada Feminina e Procuradoria da Mulher –, pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, pela Procuradoria Especial da Mulher e pela Liderança da Bancada Feminina do Senado, com apoio de instituições e organizações parceiras.

Programação
Os eventos serão realizados durante todo o mês de outubro.

  • Nesta terça (3) acontece uma sessão solene no Plenário da Câmara dos Deputados em homenagem à campanha.

A campanha Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, quando vários estados realizaram ações sobre o câncer de mama.

Já o laço rosa, que depois virou símbolo da campanha, foi distribuído pela primeira vez pela Fundação Susan G. Komen for the Cure aos participantes de uma corrida, em Nova Iorque, na década de 1990.

O Inca estima que mais de 66 mil mulheres tenham sofrido câncer de mama em 2022.

  • No dia 18, será inaugurada uma exposição fotográfica que contará com a história de mulheres que enfrentaram o câncer de mama.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, excluídos os cânceres relacionados a tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o que mais atinge mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste.

  • Também no dia 18, serão projetadas nas torres do Congresso Nacional fotos de mulheres que sobreviveram ao câncer de mama e dados sobre a incidência da doença no País.

No Brasil, o primeiro ato relacionado à campanha Outubro Rosa aconteceu em 2002, na cidade de São Paulo, com a iluminação do Obelisco do Ibirapuera, de rosa. De lá para cá, virou tradição iluminar monumentos de rosa no mês de outubro, em adesão à campanha.

  • No dia 24, às 14h30, uma nova audiência da Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil discutirá a disponibilização de novos medicamentos já incorporados para o câncer de mama pelo SUS.
  • No dia 25, para encerrar as atividades da campanha, a Secretaria da Mulher fará um seminário sobre inovação e educação no combate ao Câncer.

 

 

 

Da Redação – ND

[ad_2]

Com informações Agência Câmara

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Leia também

Fale com a redação