Câmara avalia oferta de cuidados paliativos no SUS – Notícias

[ad_1]

07/12/2023 – 12:42  

Getty Images

A proposta é permitir que o doente terminal tenha o maior conforto possível

A Câmara dos Deputados vai promover uma comissão geral na quarta-feira (13), às 10 horas, para discutir os cuidados paliativos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Cuidados paliativos são o conjunto de práticas de assistência oferecidas ao paciente incurável que visam conceder dignidade e diminuição de sofrimento”, explica a deputada Luisa Canziani (PSD-PR), que pediu o debate. “Os cuidados paliativos se centram na qualidade e não na duração da vida”, acrescenta.

A Resolução 41/18 do Ministério da Saúde fixa diretrizes para garantir cuidados paliativos aos pacientes do SUS, do diagnóstico da doença até a fase terminal.

Luisa Canziani afirma que o envelhecimento da população, as doenças crônicas e outras condições de saúde exigem mudanças na oferta de assistência em saúde. “A Câmara dos Deputados precisa estar à frente no debate a respeito dessas mudanças, estudando quais alterações normativas são necessárias para garantir a assistência paliativa no sistema brasileiro de saúde”, argumenta a deputada.

O debate no Plenário da Câmara deve ouvir todos os setores envolvidos com cuidados paliativos para identificar e tentar solucionar os problemas enfrentados para garantir essa assistência no sistema público de saúde.

Da Redação – ND

[ad_2]

Com informações Agência Câmara

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Leia também

Fale com a redação