A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou nesta terça-feira (11) o reajuste de 14,95% para os professores da rede pública estadual. O reajuste beneficia 56.800 docentes, incluindo ativos, aposentados, pensionistas e temporários. O pagamento será feito a partir de junho.
A mensagem do Executivo previa alteração da tabela de vencimentos dos profissionais de nível superior do Grupo Ocupacional Magistério da Educação Básica (MAG) a partir de 1° de junho de 2023. Os demais docentes do mesmo grupo, com vencimento inferior ao piso nacional vigente, terão direito ao retroativo da diferença a partir de 1° de janeiro de 2023. As aposentadorias e pensões dos profissionais regidos pela paridade constitucional também serão afetadas.
Com a nova tabela, a remuneração para um professor em início de carreira, com 40 horas semanais, será de 6.147,69. Já para um professor no último nível da carreira, com doutorado, passa a R$ 17.642,70. A remuneração inclui as verbas relativas ao vencimento (piso), regência e Parcela Variável de Redistribuição (PVR). Há ainda auxílio alimentação para todos os professores com carreira com 40 horas semanais.
“Não é à toa que o Ceará tem conseguido avançar na educação nos últimos 15 anos, levando nosso Estado a ser referência nacional pelos desempenhos obtidos nessa área”, ressaltou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão.