Alcides Fernandes propõe a criação do Batalhão de Policiamento Escolar na estrutura da PM do Ceará

O deputado estadual Alcides Fendandes (PL) encaminhou Projeto de Indicação para análise da Assembleia Legislativa do Ceará com objetivo de criar um Batalhão de Policiamento Escolar dentro da estrutura da Polícia Militar do Ceará.

Segundo o parlamentar, o equipamento terá como atribuições a garantia da segurança no trajeto escolar e nas dependências das escolas, com objetivo de promover a segurança dos alunos dentro dos estabelecimentos de ensino e durante seu deslocamento.

De acordo com a proposta do deputado Alcides Fernandes, o Batalhão de Policiamento Escolar terá as seguintes atribuições:

I – Policiamento ostensivo nos arredores escolares e principais vias de acesso a estabelecimentos de
ensino;
II – atuar na prevenção de crimes inseridos no contexto escolar;

Entenda a proposta

Em sua justificativa, o deputado lembrou o ataque a uma creche na cidade de Blumenau, Santa Catarina, onde quatro crianças foram mortas na última quarta-feira (5). O crime ocorreu menos de dez dias após uma escola em São Paulo ser alvo de um aluno que matou a professora com golpes de faca e deixou outras três feridas, além de um estudante.

“Desde 2011, mais de 10 escolas foram atacadas por criminosos no Brasil. A segurança nas nossas escolas é um tema que deve ser enfrentado, pois percebe-se um ambiente bastante vulnerável que facilita a atuação de criminosos. Com a criação do Batalhão de Policiamento Escolar, pretendemos especializar o policiamento com ações típicas para a prevenção de ações criminosas dentro do contexto escolar”, ressaltou o deputado Alcides Fernandes.

*Imagem: Rômulo Ribeiro.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Leia também

Fale com a redação